Como lançar um livro infantil independente de editoras, passo-a-passo.


Antes do passo-a-passo mastigadinho que preparei para o post de estreia deste blog, quero contar um pouquinho sobre o processo que me levou a publicar de forma independente. Sei que muita gente vai se identificar!

No início de 2018 eu comecei a pensar em publicar meus poemas e contos para crianças na forma de livros infantis. Na época, eu tinha um conto de natal e três poesias prontinhas, então comecei a saga "busca por editoras". Peguei todos os livros do meu filho pequeno, pesquisei uma por uma as editoras na internet, fiz uma planilha com os contatos e disparei cerca de 40 e-mails com um contato inicial. Entre editoras renomadas e pequenas editoras da minha cidade (Curitiba), recebi três retornos pedindo que eu enviasse os textos prontos. Depois desta etapa, tive um total de ZERO retornos.

Com a autoestima nas alturas (só que não), pensei "o que tenho não deve ser bom o suficiente ainda, talvez um dia". E engavetei meus trabalhos.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, minha mãe (a maior propulsora da minha realização pessoal) veio me dizer que tinha visto no jornal da TV que as vendas de livros tinham subido "nãoseiquanto" por cento e que eu tinha que publicar meus livros, porque eram muito bons e o momento era propício.

Na mesma época, uma amigaça minha estava fazendo as entregas do seu primeiro livro publicado através de uma editora curitibana. Quando fui buscar meu exemplar perguntei para ela como tinha sido o contato e o processo com a editora e ela me incentivou a tentar publicar de forma independente.

Quando cheguei em casa, fui maratonar vídeos e tutoriais a respeito, e com uma informação daqui e outra dali, consegui entender o processo todo, e é o que vou dar de bandeja para vocês neste texto.

DICA: Eu usei a plataforma chamada Trello (clique aqui para ir para o site) para manter toda a organização num mesmo lugar. Ela tem a versão gratuita e com um pouco de dedicação pra entender os mecanismos, você fica expert e facilita muito o acompanhamento de prazos, andamento do projeto e tudo mais. Nela você consegue criar checklists e atribuir prazos para cada etapa. (Não estou recebendo para fazer essa propaganda, o negócio é bão mesmo!)


PRÉ-PRODUÇÃO - Se organize!

Financeiramente: Faça orçamentos com os profissionais que vai contratar (ilustrador, diagramador, revisor, gráfica, etc. A seguir, neste post, eu explico direitinho cada item necessário). Tenha mais de três opções para cada profissional, se for possível. Tendo em mãos os orçamentos, você consegue ter uma ideia de quanto seu livro vai custar no total. Se você não tem reservado o dinheiro, pesquise e decida de que forma você vai arrecadar o valor. Você pode criar seu próprio site de pré-venda online, criar uma vaquinha virtual, enfim, há uma infinidade de possibilidades.

Com os prazos: Se você quer lançar seu livro em alguma data específica, confirme os prazos dos profissionais para cada etapa e faça uma organização cronológica com uma folga para eventuais atrasos, para saber quando começar e terminar cada etapa. Na imagem ali em cima você pode ver um exemplo disso, eu queria lançar dia 12 de outubro e organizei todos os prazos tendo esta data como prazo final máximo. Na imagem abaixo você pode ver o checklist que criei para esta fase de pré-produção. Neste checklist eu não coloquei "orçar revisão", pois eu mesma fiz, se não for teu caso, adicione este item!



PRODUÇÃO - Agora sim!

1º passo - Revise seu trabalho.


Leia o que escreveu. Sim, é óbvio, mas leia. Depois de terminar, deixa umas semaninhas quieto e depois pega para ler de novo. Perceba se não está faltando ou sobrando alguma coisa, e principalmente, se você está feliz com o que produziu. Se não estiver, dá um tempo e depois trabalha mais um pouquinho em cima.

DICA: Leia em voz alta também, perceba como as frases soam e se conectam. Muitas crianças pequenas (não-alfabetizadas) terão seus cuidadores lendo para elas, e se o texto tiver muitas palavras repetidas, frases desconexas ou desritmadas, a experiência pode não ser tão boa quanto poderia ser.


2º passo - Faça (ou contrate) uma revisão PROFISSIONAL do seu trabalho.

Para muita gente parece bobagem, mas a revisão de texto é uma etapa fundamental. Principalmente por se tratar de um livro para crianças (mas para todo livro, na verdade), ele PRECISA estar de acordo com as regras da língua escrita, sob o risco de causar um estrago na alfabetização das pessoinhas que vão ler, além de descredibilizar todo o teu trabalho. Existem inúmeras pessoas e empresas que prestam este serviço por aí, com uma variedade enorme de valores e de qualidade. Busque referências e, se for pagar para fazer, pague alguém minimamente capacitado. A Oniesko Artes presta este serviço! (Jabá pessoal pode? Pode né! Clique aqui para entrar em contato)

DICA: Como eu amo e estudo muito a língua portuguesa, eu mesma fiz a revisão do meu livro, já que tenho conhecimento e confiança para fazer. Se não é teu caso, pague para que alguém faça ou peça para um conhecido que você saiba que tem capacidade. Mas NÃO DEIXE de fazer.


3º passo - Contrate um(a) ilustrador(a)

Todo livro precisa pelo menos de um capista, mas no caso dos livros infantis, ter ilustrações no miolo (parte interna do livro) faz muita diferença, apesar de não ser obrigatório. Você também encontra uma grande variedade de valores e qualidade nesta área, mas feche com um profissional que tenha um trabalho que converse com o seu!

DICA: Verifique com a pessoa que escolher se ela faz a capa, a diagramação e todo o projeto gráfico, ou só as ilustrações. A pessoa pode fazer um valor especial por todo o serviço, ou se você entende de design gráfico, pode simplesmente contratar um ilustrador e fazer você mesmo a diagramação e projeto gráfico.


4º passo - Registre seu livro na Câmara Brasileira do Livro (CBL)


Esta etapa não é obrigatória, mas dá muita credibilidade para o trabalho e te dá garantias legais dos direitos sobre seu livro, então eu não dispensaria! Para fazer o registro você precisa ter pelo menos um esboço do livro já pronto em pdf, com o texto na íntegra e a quantidade de páginas definitiva, qualquer alteração nestes dados depois de ter recebido o ISBN pode trazer problemas.

O cadastro no site da CBL é bastante intuitivo (clique aqui para ir para o site) e gratuito. O que é cobrado é cada serviço que você contratar deles. Você pode contratar vários, como: adquirir um código de ISBN (International Standard Book Number ou Padrão Internacional de Numeração de Livro, tipo um RG do livro), código de barras, solicitar a ficha de catalogação (aquela página com as informações sobre os profissionais envolvidos que tem no início de todo livro), o certificado de direito autoral e muitos outros. Cada serviço tem seu preço, você encontra a tabela de valores atualizada no próprio site da CBL.


5º passo - Faça (ou contrate) a diagramação


Esta etapa é basicamente colocar seu livro no esquema para impressão na gráfica. O diagramador vai distribuir o texto e as ilustrações no espaço da página de forma harmônica, selecionar uma fonte que combine com o visual das ilustrações e deixar o arquivo para a gráfica redondinho. O ideal é fazer a diagramação ates de enviar o livro para catalogação na CBL, e depois de receber os códigos, atualizar o arquivo para mandar para impressão.

DICA: Muitas vezes o próprio ilustrador faz isso, mas confira com ele antes. SEMPRE confira várias vezes o arquivo antes de enviar para a gráfica!


6º passo - Mande o livro para impressão!


Esta é a última etapa da produção do seu livro. Depois de aprovar o arquivo com a diagramação final, você deverá enviá-lo para a gráfica. Eles vão fazer uma REVISÃO DE PROVA, ou seja, vão fazer uma impressão e levar para você aprovar, antes de mandar rodar todos os exemplares.

É fundamental você observar na revisão de prova:
- a qualidade da gráfica (fidelidade das cores, qualidade do papel...)
- a qualidade das imagens (se não ficou nada pixelado, desfocado ou torto)
- eventuais erros no texto (que possam ter "passado batido" no computador e a gente só repara no papel)
- erros de corte (margens brancas onde não deveria ter, corte em imagens ou textos)

Alguns destes itens serão corrigidos pelo diagramador, outros pela própria gráfica, e alguns talvez pelo ilustrador ou por você. O único item que não tem correção é a qualidade de impressão, se a gráfica for ruim, procure outra, não tem jeito.

ATENÇÃO: Algumas gráficas cobram um valor à parte pela revisão de prova. SEMPRE contrate este serviço, pois na prova você tem a oportunidade de dar a última conferida no livro. Se a prova não for feita, o livro vai ser rodado do jeito que estiver, aí depois de 1000 cópias impressas não tem como corrigir né.

Obs.: Na imagem acima estão os prazos que a gráfica que contratei me deu, isso pode variar, consulte os prazos da gráfica que você escolher.


PÓS PRODUÇÃO - Distribua seu livro!


Esta é a etapa que mais dá trabalho, na minha opinião! Depois dos livros impressos e cheirosinhos na sua mão, você vai precisar vendê-los (caso tenha arrecadado valores para a produção com a pré-venda, vai precisar entregá-los).

Na imagem acima tem algumas estratégias que eu bolei, mas nem todas cheguei a executar. A listinha a seguir está mais detalhada:
- Fotografe MUITO seu livro, em diferentes posições, ambientes e situações!
- Organize as entregas (no caso da pré-venda): informando a quem comprou que o livro está pronto, comprando envelopes, autografando, embalando, enviando.
- Se for doar alguns exemplares (para parentes, apoiadores, amigos...) já deixe separadinho também e se organize para levar até eles.
- Procure parceiros na divulgação e venda: no meu caso, pedi apoio de amigos, influencers, coletivos de artes da minha região...

DICA: Pense fora da caixa! Sempre que se fala em livros infantis pensamos em buscar apoio com contadores de histórias do Instagram, né não? Mas busque sempre, além destas pessoas, apoio em outros nichos, que possam ter relação com teu livro. No meu caso, por exemplo: Meu livro fala de um gato ator e é uma homenagem a um amigo nordestino. Eu busquei apoio em ONGs que resgatam e doam gatos de rua, em teatros na minha cidade e no nordeste, em coletivos de arte para crianças, escolas de teatro, etc. Além de conhecer muita gente bacana, fiz muitas vendas através dessas parcerias não-óbvias.



E é isso. Espero ter sido uma luzinha no teu caminho, e que você possa produzir e proporcionar mais arte de qualidade para crianças nesse Brasilzão de meu deus.

Te ajudei? Ficou com alguma dúvida? Quer mais dicas? Comenta aqui em baixo!

Ah, e lembre da Oniesko Artes quando for orçar algum destes serviços. Também estamos abertos à parcerias para disponibilizar livros infantis na nossa loja online, entre em contato!

Conheça nossa lojinha: www.oniesko.com.br


Se você gostou deste conteúdo, compartilhe, comente e me ajude a chegar a mais pessoas.

E não deixe de me contar sobre seu livro, vou adorar saber!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro digital para criança, pode?

"Cena"